quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Benefícios de massagem em gestantes


Conheça os benefícios da Massagem para Gestantes
A prática da massagem durante a gravidez atua em muitos níveis, trabalhando as articulações, a musculatura, a pele e o tônus corporal de forma suave e adaptada a este período tão especial. 
  Além de fortalecer o corpo e preparar a futura mamãe para o parto, a massagem também relaxa, minimiza os desconfortos, atua diretamente no sistema nervoso e contribui para se alcançar estados meditativos e contemplativos de consciência que estreitam os laços mãe/filho e permitem a gestante vivenciar uma gravidez prazerosa e saudável.

A massagem durante a gravidez não substitui o cuidado pré-natal, porém contribui com os seguintes benefícios:
1) Reduz stress e promove relaxamento profundo;
2) Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto;
3) Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso;
4) Atua diretamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e a digestão;
5) Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático;
6) Ajuda a manter a elasticidade da pele e,
7) Promove consciência corporal e relaxamento necessários para um parto ativo.
Mas quais os tipos de massagens para uma grávida? Thai Massagem, Massagem Ayurvédica,  An-ma, Tui ná Quick Massage e  a Drenagem Linfática e a Reflexologia são indicadas desde que aplicadas por profissional Massoterapeuta especializado em gestantes.

Em geral, a massagem pode ser feita tranquilamente em uma gravidez normal e em mulheres de todas as idades. Algumas contra-indicações devem ser observadas como gravidez de risco e hipertensão, nestes casos o médico deve ser consultado.

A pele é nosso maior órgão de sentido e muito está relacionada à nossa saúde
   A superfície da pele é composta de milhares de receptores nervosos que transmitem os impulsos e sensações que absorvemos por eles para todo o corpo e mente. Ser tocado de forma terapêutica ou amorosa libera substancias químicas de efeitos relaxantes e curativos. Quando tocados e acariciados desta forma, nosso nível de estresse diminui, a circulação melhora e as moléculas naturais do prazer se realçam, viajando através da corrente sanguínea da mãe e do bebê.

Ser massageada é sempre uma boa experiência, quer esteja grávida ou não. Especialmente durante a gravidez a massagem ajuda na manutenção do corpo e fortalece o sistema imunológico, mulheres grávidas que recebem massagem dormem melhor, sofrem menos ansiedade e depressão e também apresentam menos complicações no trabalho de parto.

A massagem tem um papel significativo na preparação da futura mamãe, pois a experiência do contato corporal durante a gestação, o trabalho de parto e após o nascimento do bebê proporciona mais eficiência transmitir carinho, conforto e segurança ao seu filho.

Procure de forma acalentadora e carinhosa com freqüência, durante toda a gestação massagem com toques suaves e gentis, fricções com óleo sem ativos nas pernas, costas, braços e barriga.

Massagem só deve ser realizada após o terceiro mês de gestação.

Um comentário:

  1. Pri, lindona... adorei seu espaço!!!! Vou te adicionar nos meus blogs... beijos =)

    ResponderExcluir