quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Doula

Doula, Monitora, Assistente ou Acompanhante de Parto
Essa nobre função na assistência ao parto começa a aparecer no Brasil nos últimos anos, embora já seja usada há muito tempo em países do mundo todo. O nome "doula" vem do grego "mulher que serve" e indica aquela que dá suporte físico e emocional à parturiente.
Antigamente era comum a futura mãe ser assistida ao longo do trabalho de parto por outras mulheres mais experientes, vizinhas, parentes, mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo.
Conforme o parto foi sendo tratado como assunto médico, os eventos foram ocorrendo basicamente em hospitais e maternidades, com a assistência de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstetriz ou obstetriz, a enfermeira ou auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida.
Ficou uma grande lacuna: quem cuida do bem estar físico e emocional daquela mãe que está dando à luz? Essa lacuna pode e deve ser preechida pela doula ou acompanhante do parto.
Apesar de ser uma função antiga, é paradoxalmente, hoje em dia que uma acompanhante de parto se torna imprescindível. O ambiente mecanizado de grande hospitais e a presença de grande número de pessoas desconhecidas tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade na hora do parto. Se o parto é também um momento emocional e afetivo, é de apoio igualmente emocional e afetivo que uma mulher precisa. Daí a importância da doula.
Maíra Duarte é Terapeuta ayurvédica formada Escola Yoga Brahma Vidyalaya, sob orientação do Dr. José Ruguê Ribeiro Jr. Formou-se no Curso Avançado de Ayurveda pela Academia Internacional de Ayurveda, na Índia e especializou-se nos cuidados ayurvédicos com a gestante (Perfect Pregnancy Program).
Doula formada pelo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) e pela ONG Amigas do Parto. Trabalha com cura desde 2001 quando foi iniciada em Reiki, níveis I e II.
Ministra em parceria com Gil Kehl cursos sobre os princípios e técnicas do Ayurveda. Conduz vivências práticas e teóricas sobre humanização do parto para gestantes, acompanhantes de parto e terapeutas da área.
Realiza acompanhamento de gestantes durante a gravidez, trabalho de parto e pós-parto oferecendo respaldo físico e emocional, massagens, práticas de respiração e métodos de alívio da dor..
Contato: mairaduarte@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário