A magnetoterapia é um sistema único de restabelecimento de saúde através da aplicação externa de magnetos permanentes ou eletromagnetos, nas áreas afetadas, nas extremidades do corpo ou em pontos específicos do corpo, bem como o uso interno através da ingestão de água magnetizada. Não envolve nenhum método agressivo de tratamento. Somente se utiliza de magnetismo. É, portanto, um método natural de tratamento que, por não implicar em ingestão de quaisquer matérias estranha ao corpo, não produz efeitos colaterais prejudiciais ao organismo.
A utilização correta dos magnetos e da água magnetizada irão harmonizar os impulsos nervosos, facilitando a circulação do sangue, aumentar a oxigenação das células, combatendo dores em geral, entre tantos outros efeitos benéficos.
A melhoria da qualidade de vida após o tratamento deixará o organismo mais saudável.
Os magnetos também podem ser utilizados em pontos de acupuntura baseando-se nas leis da polaridade magnética, sendo que, o polo negativo (norte) é utilizado para sedar, como uma bolsa de gelo, promovendo vasoconstrição, tendo efeito antiinflamatório. Já o polo positivo (sul) é utilizado para tonificar, como uma bolsa de água quente, promovendo vasodilatação local.
Os benefícios da Magnetoterapia:
· Alivia a dor
· Acelera os processos de cura
· Estimula as trocas celulares
· Melhora a oxigenação e a nutrição dos tecidos
· Reduz as inflamações
· Estimula a reabsorção dos edemas e melhora o fluxo capilar
· Regenera as células sem energia
· Atrasa o processo de diminuição da densidade óssea
Os efeitos da Magnetoterapia podem ser classificados em:
· Ação anti-inflamatória
· Ação estimulante do sistema endócrino
· Ação antiedematosa
· Ação analgésica
· Reparação dos tecidos
· Ação anti-stress
A Magnetoterapia pode produzir
· Um efeito curativo
· Um efeito analgésico
· Um efeito estético
Cuidados e contra indicações
A magnetoterapia é contra indicada em clientes portadores de marca-passo e em mulheres grávidas. Não é aconselhada para pessoas que contenham implantes metálicos na área a ser tratada. E, em caso de tumores, não utilizar o polo sul.