O evento aconteceu na Cidade Ademar, região paulista, cujo objetivo foi conscientizar a comunidade sobre a importância da Primeira Infância
A Organização Social – Associação Congregação Santa Catarina (OS-Santa Catarina) é uma instituição que administra a assistência na área da Saúde às famílias da Cidade Ademar, microrregião na Zona Sul de São Paulo. Em 2011, a OS-Santa Catarina firmou uma parceria com a FMCSV para a adoção de novas práticas de estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância, entre elas a realização da 2ª Semana do Bebê, que começou no dia 22 de outubro.
O principal objetivo da 2ª Semana do Bebê da Cidade Ademar foi mobilizar a comunidade para a importância do desenvolvimento infantil, tendo o nosso apoio na disseminação de conhecimento que possa contribuir para o desenvolvimento saudável da criança. Assim como aconteceu em
Votuporanga, o evento também foi responsável pela promoção de ações e de intervenções diretas na comunidade com relação à Primeiríssima Infância. A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal também desenvolve esse trabalho em Itupeva, Penápolis, São Carlos, entre outras cidades.
Durante a 2ª Semana do Bebê, falou-se sobre a importância dos cuidados da criança, da gestação até os 3 anos de idade. É nesse período que o cérebro dos pequenos começa a se desenvolver e quaisquer lembranças, sejam elas boas ou más, influenciam no crescimento e amadurecimento delas.
Aqueles que puderam apreciar os quatro dias da 2ª Semana do Bebê da Cidade Ademar, especialmente as mães gestantes, aproveitaram o momento para participar de oficinas e atividades práticas como construção de lembrancinhas e o contato com cantigas de ninar para acalmar os bebês. As atividades voltadas para as crianças de 0 a 18 meses incluem Shantala, oficina de estimulação e um divertido momento no teatro dos fantoches compartilhado entre mães e filhos.
As crianças maiores também tiveram espaço para usufruir a 2ª Semana do Bebê. Além de contação de história, jogos e brincadeiras, houve também a prática de pintura. O público geral que participou e contribuiu para o sucesso do evento se dividiu entre as oficinas de sling. Os bebês foram tratados como gente grande, com direito a passeios acompanhados pelas mães. No geral, todos foram conscientizados sobre assuntos que iam desde o pré-natal até os cuidados na gestação (vínculo materno).
As palestras também ajudaram a esclarecer a resolução de certos impasses da maternidade, como o envolvimento da criança em acidentes domésticos. A população e palestrantes trocaram ideias em rodas de conversa divididas por temas, como o aleitamento materno. Lembram-se do programa
Nota 10 – Primeira Infância? Os presentes puderam conferir uma sessão com a exibição na íntegra.